Pular para o conteúdo
Voltar

SEC realiza programa de qualificação de agentes de bibliotecas em Campos de Júlio

A biblioteca pública municipal será inaugurada após o curso
Cida Rodrigues - Assessoria SEC/MT

Divulgação
A | A

De 30 de outubro a 1º de novembro, a  Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, realiza o programa de qualificação de agentes de bibliotecas públicas, em Campos de Júlio, município a 560 km da capital.

O encontro tem como objetivos o fortalecimento da biblioteca como equipamento cultural e a disseminação de diretrizes sobre organização e gestão de bibliotecas públicas. Na programação constam ainda aulas teóricas e práticas de organização de espaço, catalogação de livros e utilização do sistema Biblioteca Livre (BIBLIVRE), um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas.

A biblioteca pública de Campos de Júlio será inaugurada após o curso realizado pela SEC. O espaço reservado é um amplo piso dentro do Centro Cultural do município e abrigará a biblioteca organizada durante as aulas práticas do programa de qualificação. 

Participam da capacitação servidores da própria biblioteca e dos municípios de Campos de Júlio, Comodoro e Sapezal, além de pessoas da comunidade que se interessaram pelo tema. “A Biblioteca como equipamento cultural trabalha com todos os meios, atividades de qualquer área podem ser trabalhadas no espaço, por isso todos podem participar do curso. Todos são convidados a conhecer o poder da biblioteca, o que a biblioteca pode oferecer à comunidade”, explica Waldinéia Ribeiro de Almeida, coordenadora da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça e uma das idealizadoras do evento.

A equipe responsável por ministrar as orientações e procedimentos para organização da biblioteca municipal é formada pelos servidores  Waldinéia de Almeida, Helena Costa e Antônio Hélio Capistrano, que atuam na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça - equipamento cultural administrado pela SEC.

A qualificação de agentes de bibliotecas faz parte do projeto RevitaBibliotecasMT, criado no segundo semestre de 2016 para ajudar a ressignificar as bibliotecas públicas do Estado, transformando-as em equipamentos culturais ativos e próximos da comunidade.  Até agora 14 bibliotecas públicas mato-grossenses já foram revitalizadas. Somente em 2018, a equipe qualificou agentes e ajudou na revitalização de outras quatro bibliotecas públicas  (Cuiabá, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Sorriso).

Serviço

Evento: programa de qualificação de agentes de bibliotecas públicas
Local: Centro Cultural de Campos de Júlio/MT
Data: 30 e 31/10 e 01/11
Horário: das 8h às 17h