Primeira marcha de combate a depressão e suicídio

Carlos Santos - Ações Educativas BPEEM/SEC-MT

A | A

Em alusão ao setembro amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em parceria com o movimento social Clichês na Rua, realizou no sábado (10), a primeira marcha “TODOS PELA VIDA”.

Após abertura, com Hino Nacional executado pela Banda Musical da PM-MT, a marcha percorreu a região central de Cuiabá distribuindo mensagens positivistas e alertando sobre o índice de suicídio que a cada ano aumenta no Estado. Conforme dados de boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por suicídio no Brasil, do Ministério da Saúde (2017), a média nacional é de 5,5 mortes por 100 mil habitantes.

O evento, além do ato da marcha, contou também com a realização da palestra “Doe Sangue Doe Vida”, proferida pela Gerente de Doação do MT-Hemocentro, Gean Carla, com a palestra “Suicídio: Dor dos dois lados da Vida” proferida por Fransoize Magalhães do Lar de Amparo espiritual Eurípedes Barsanulfo. Distribuição de informativos e de mensagens de valorização à vida na região central com o slogan “Depressão e suicídio falar é a melhor opção” finalizaram o evento.

Estiveram presentes também o Movimento Jovem da Associação Espírita Wantuil de Freitas, alunos de psicologia da UNIC e voluntários. A primeira marcha “TODOS PELA VIDA” chama a sociedade para salvar vidas.

Palestras Informativas

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em parceria com o movimento social Clichês na Rua, psicólogos, nutricionistas, educador físico e voluntários realiza palestras informativas gratuita para dialogar sobre a depressão e o suicídio para valorizar a vida. Para solicitar um agendamento de palestra, basta entrar em contato pelo telefone 65 3613 9240 ou pelo e-mail: bibliotecaestadual@cultura.mt.gov.br.