Pular para o conteúdo
Voltar

Artistas nacionais e regionais participam de iniciativa de leitura para crianças

)
A ação será realizada nos dias 19, 20 e 21 de março. As sessões são abertas ao público, mas com limite de entrada até a lotação do espaço.
Assessoria | Secel e Lê Pra Mim?

- Foto por: Secom
A | A

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça participa nos dias 19, 20 e 21 de março do projeto ‘Lê Pra Mim?’, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa reúne artistas e/ou personalidade do país para ler livros infantis brasileiros a crianças, com a proposta de incentivar o hábito da leitura neste público. As sessões são abertas ao público, mas com limite de entrada até a lotação do Salão Nobre, onde serão realizadas as leituras. Até o momento, estão agendadas 960 crianças de escolas municipais.

Os artistas confirmados para ler para as crianças em Cuiabá são as atrizes Francoise Forton, Dandara Mariana e Helga Nemeczyk. Artistas regionais também aderiram ao projeto, e o público poderá ouvir uma história do apresentador e compositor Pescuma, a cantora Vera Capilé, o escritor Ivens Scaff, os atores Alicce Olvieira, Romeu Benedicto, Lionê Vitório, Justino Astrevo (Nico e Lau), Maurício Ricardo, Márcio de Camillo e Vini Hoffmann (do grupo de teatro Tibanaré), Vital Siqueira e Ivan Belém.

A leitura de livros infantis ocorrerá em sessões de manhã e de tarde, totalizando 10 encontros literários. A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade local e outro por um convidado nacional. Ao final, todas as crianças levam para casa um livro infantil.

O espaço reservado para a leitura de livros é o Salão Nobre do Palácio da Instrução, onde fica a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. No local, haverá almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Cada apresentação terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Serão reservados 20 lugares por encontro ao público espontâneo e as senhas serão distribuídas com 1h de antecedência. Em Cuiabá, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que cedeu o espaço, e a Secretaria Municipal de Educação, na mobilização das escolas.

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila. O “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 30 edições que circularam por 13 cidades. Ao longo deste período, 25 mil crianças foram beneficiadas e 24 mil livros foram doados. Mais de 500 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras.

Para mais informações, acesse o site www.lepramim.com.br 

Serviço:

Sessões: Terça (19.03) – 8h, 09h, 14h e 15h / Quarta (20.03) e Quinta (21.03) - 08h, 09h e 14h.

Agendamento: Escolas interessadas em participar devem fazer agendamento com Joelson, pelo número (65) 99670-1012.

Público geral: Serão reservados 20 lugares por encontro ao público espontâneo e as senhas serão distribuídas com 1h de antecedência.

Local: A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá, ao lado da Igreja Matriz.