Pular para o conteúdo
Voltar

Biblioteca Estevão de Mendonça comemora 107 anos

)
A celebração será nesta terça-feira (26.03), no Palácio da Instrução, e inclui lançamento de projetos e capacitação de agentes.
Graciele Leite | Secel

- Foto por: Ahmad Jarrah
A | A

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) completa 107 anos de fundação nesta terça-feira (26.03). Em homenagem à maior biblioteca pública do Estado, a equipe preparou um evento no Palácio da Instrução, em Cuiabá, com apresentação musical da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo e lançamento de dois projetos, um de resgate da memória da BPEEM e outro de difusão de conhecimento.

A solenidade contará com a presença da neta do historiador Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre de Mendonça, e da escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, além do secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec. Também participam 80 agentes de bibliotecas do interior, que estarão integrados na ação para trocar experiências e atuarem como multiplicadores nos municípios. 

“Com mais de 100 mil volumes disponíveis para a população, tanto em obras impressas como no acervo informatizado, a Biblioteca Estevão é um importante espaço de difusão de conhecimento e cultura. Além disso, está localizada na região central, tem fácil acesso ao público e mantém o Palácio da Instrução vivo, com atividades o ano todo. Isso sem falar no Biblioteca Itinerante, que leva livros e leitura para diferentes regiões do Estado. É com muita alegria e orgulho que comemoramos os seus 107 anos”, destaca Allan Kardec.

O evento começa às 14h, com credenciamento dos participantes do 1º Encontro de 2019 do Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas. Ao todo, serão 80 profissionais de bibliotecas de Mato Grosso, que participam de uma capacitação sobre Mediação de Leitura, até sexta-feira (29.03). O objetivo do curso é apresentar ferramentas de leituras em bibliotecas, atividades pedagógicas para o ensino da leitura e outros assuntos.

Depois do credenciamento, os participantes farão uma visita guiada pelo Palácio da Instrução, onde está localizada a Biblioteca Estevão de Mendonça. Na ocasião, eles terão oportunidade de ouvir sobre a história do prédio e da BPEEM. A programação inclui apresentação da Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo, às 15h, e às 16h ocorre a solenidade de abertura.

Projetos

A comemoração do aniversário da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça inclui o lançamento de dois projetos: ‘Memorial BPEEM’ e ‘Estevão Curioso’. O primeiro começa com uma série de diálogos, cuja estreia terá participação da bacharel em direito Adélia Mendonça, neta do historiador Estevão de Mendonça, e da escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite.

Na ocasião, Adélia contribuirá com memórias familiares, compartilhando com o público um pouco das lembranças do avô e do Palácio da Instrução. A escritora Marília Beatriz trará uma visão mais acadêmica, com informações históricas e fatos relacionados à biblioteca. Também haverá participação do servidor há mais de 30 anos na BPEEM, Antônio Hélio Capistrano, que fará um relato sobre a estrutura física da biblioteca na década de 80.

A proposta da equipe da BPEEM é realizar um ano de pesquisas, contemplando estudos bibliográficos e debates. Ao final, no aniversário da Biblioteca, em março de 2020, lançar um livro e inaugurar um memorial da Estevão de Mendonça.

Outro projeto é o Estevão Curioso, um personagem das redes sociais que aborda temas variados com o objetivo de despertar no público o interesse em aprofundar conhecimento. A idéia, ao longo do ano, é criar o perfil do personagem, com a identidade visual do Estevão Curioso.

“O Estevão Curioso já aparece nas mídias da BPEEM. Foi um piloto para observarmos como seria a aceitação e a repercussão dele junto aos nossos seguidores. No evento, vamos apresentar dois vídeos de entrevistas com os professores Marília Beatriz e João Carlos Vicente Ferreira sob a ótica do nosso personagem”, explica a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldineia Almeida.

Programação

Dia 26/03

14h - Credenciamento

14h30 - Visita Guiada

15h - Apresentação Cultural – Orquestra Sinfônica Ciranda Mundo

15h30 - Apresentação da história da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça

16h - Abertura Oficial – participação do secretário da Secel, Allan Kardec; neta do historiador Estevão de Mendonça, Adélia Maria Badre Mendonça; escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite; e a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Biblioteca Pública Estevão de Mendonça.  

16h30 - Lançamento dos projetos ‘Memorial BPEEM’ e ‘Estevão Curioso’

17h - Diálogos de Memórias – com Adélia Mendonça, Marília Beatriz Leite e o servidor Antônio Hélio Capistrano.

18h – Encerramento

Dias 27 a 29/03

8h às 18h - 1º Encontro de 2019 do Programa de Qualificação dos Agentes de Bibliotecas Públicas. Tema: Mediação de Leitura.

Serviço

Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.