Pular para o conteúdo
Voltar

SOBRE

SOBRE



A Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso está representada em 141 municípios por 154 bibliotecas públicas vinculada ao sistema estadual de bibliotecas de Mato Grosso – SEBP/MT sendo 1 estadual, 142 públicas municipais e 11 comunitárias.

 

O Sistema Estadual de Biblioteca Pública de Mato Grosso foi criado como parte Integrante do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, mediante Convenio da Fundação Cultural com o Instituto Nacional do Livro pelo decreto nº 1362 de 13/10/1981, sendo instituído no âmbito da Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso em 26/12/2014 pela Lei nº  10.218 com vistas a proporcionar à população bibliotecas públicas racionalmente estruturadas e favorecer a formação do hábito de leitura, estimulando a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sociocultural do Estado. Sua atribuição como órgão gerenciador, é incentivar a criação e a integração das Bibliotecas Públicas nos Municípios.

 

Proporcionar cursos de capacitação e qualificação aos agentes de Bibliotecas para um bom funcionamento; Bem como favorecer a formação do hábito de leitura o acesso gratuito do livro e Manter atualizado o cadastramento de todas as Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias do Estado.

Dentre as principais ações realizadas podemos citar que:

  • O SEBPMT por meio do programa e convênios com Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas – SBNP e Ministério da Cultura – Minc no período de 2005 a 2012 implantou 41 Bibliotecas Públicas Municipais e modernizou 20 Bibliotecas Municipais;
  • No ano de 2006 iniciou o programa de apoio as bibliotecas ofertando capacitações de Organização de Bibliotecas Descentralizadas, onde uma vez por ano, o sistema passou a realizar os cursos em polos.
  • No período de 2009 a 2011 através de programa estadual foram implantadas 07 Bibliotecas Públicas Municipais, 05 Bibliotecas comunitárias e modernizadas, 12 Bibliotecas Públicas Municipais.
  • Em 2012 o sistema aceita o desafio para realização do projeto piloto federal nº 773860/2012: Minc/FBN/SEC-MT, automação de 10 bibliotecas e tratamento de suas obras.
  • Para democratização da leitura o foi desenvolvido o projeto biblioteca intinerante um projeto de inclusão literária com finalidade de permite o acesso aos meios informacionais e a democratização da leitura através de Obras Literárias desempenhando o papel social da biblioteca em 2015.
  • No segundo semestre de 2016 o SEBPMT criou um projeto (RevitaBibliotecasMT) ousado visando ressignificar as bibliotecas públicas do estado transformando os espaços em equipamentos culturais vivos e ativos emponderado pela comunidade.

Em 2017, 99 municípios de Mato Grosso foram visitados sendo 26 municípios na região Oeste; 18 na região Nordeste; 05 na Baixada Cuiabana; 17 na região Norte; 14 na região do Baixo Araguaia; 13 na região Noroeste e 14 na região Sudeste. Das 154 bibliotecas públicas integradas ao SEBPMT, 102 bibliotecas foram vistoriadas. Dessas, 58 estavam fechadas e 49 funcionavam apenas como depósitos de livros, ou seja, estavam abertas, mas não funcionavam adequadamente. Nesse processo, o SEBPMT conseguiu revitalizar 12 bibliotecas, sendo 03 bibliotecas completamente ressignificadas, isto é, houve uma mudança no conceito deixou de ser um lugar triste e passou a ser visto como equipamento vivo de interação das pessoas e transformação social.