Pular para o conteúdo
Voltar

Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas avança para validação

O documento será finalizado e validado nesta quinta, 21.06, no Palácio da Instrução
SEC | MT

Reunião do GT para análise do Plano - Foto por: Divulgação SEC
Reunião do GT para análise do Plano
A | A

Implementar uma política pública de democratização do acesso ao livro, à leitura e à escrita para a formação de leitores é o objetivo do Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB-MT) que será finalizado e validado nesta quinta-feira, dia 21 de junho, das 9h às 18h, no Palácio da Instrução, em Cuiabá. 

O plano estadual – que começou a ser elaborado em conjunto pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação – está agora em fase de finalização pelo Grupo de Trabalho que conta também com representantes da sociedade civil, como mediadores de leitura, escritores, produtores culturais, professores e membros da Academia Mato-Grossense de Letras. 

Eleito no II Fórum Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso realizado no início do mês pela Secretaria de Estado de Cultura, o GT já se reuniu para discutir os pontos mais importantes do Plano Estadual seguindo as diretrizes da Secretaria Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura. Para o Secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser, “os avanços na finalização do Plano Estadual do Livro e Leitura precisam ser valorizados, pois a partir de agora o Estado dá mais um grande passo para o fortalecimento das Bibliotecas e de toda a cadeia do livro. É um importante estágio que coloca de forma otimista o fomento da leitura em Mato Grosso”.  

Após a validação, a proposta do Plano Estadual será apresentada à população por meio de audiência pública para que, em seguida, seja encaminhado ao poder legislativo.

O que: Validação do Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB-MT)
Quando: 21 de junho, das 9h às 18h
Onde: Palácio da Instrução, Rua Antônio Maria, nº 151, Centro - Cuiabá

O Plano de Livro e Leitura
O Plano é uma política pública, de natureza abrangente, que vai nortear, programas, projetos e ações continuadas nos entes federativos visando assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia.