Localizada no piso térreo da Biblioteca, conta com 18 lugares para leitor, possuindo uma dimensão de 71,68 m2.

O acervo é formado por livros editados em Mato Grosso, que versam sobre Mato Grosso ou de autoria de mato-grossenses. Coleção de interesse regional, reúne farta literatura sobre o estado de Mato Grosso em seus aspectos históricos, geográficos, etnográficos, patrimonial, artístico, paisagístico e de literatura (poesias, contos, romances, etc...).

O leitor encontrará uma vasta coleção de obras que versam sobre a cultura, história, geografia e as belezas naturais do Estado, escritas por autores mato-grossenses consagrados, como: Estevão de Mendonça, Rubens de Mendonça, Lenine de Campos Póvoas, Virgílio Corrêa Filho, Dom Francisco de Aquino Corrêa, Luis-Philipe Pereira Leite, Paulo Pitaluga Costa e Silva, Elizabeth de Madureira, João Carlos Vicente Ferreira, entre outros.

A documentação histórica e cultural do Estado de Mato Grosso encontra-se catalogada e reunida na sala Mato Grosso, setor da Biblioteca responsável pelo recolhimento, guarda, preservação e disseminação das informações registradas no patrimônio bibliográfico estadual. Todo o Acervo está disponível para consulta presencial e também através do acesso remoto no link http://bpc.phlnet.com.br.