Localizada no piso térreo da Biblioteca e com capacidade física de 37,44 m2, conta com 20 lugares para atendimento e um acervo de, aproximadamente, 2.000 obras em Braille, incluindo livros impressos e em formato digital.


A sala disponibiliza às pessoas com deficiência visuais um acervo de clássicos da literatura nacional, como obras de Monteiro Lobato e obras internacionais, a exemplo do best-seller de maior sucesso na atualidade, "Harry Potter"; em formato CD e impresso, contando ainda com diversos títulos em audiobook.


A Sala está adequada ao acesso a deficientes visuais, auditivos e cadeirantes, contando com rampas de acessos, corredores e portas amplas, assim como sanitários especiais. O atendimento é realizado por um atendente deficiente visual, apto a conduzir leitores com muita competência, visto que treinado para tal.


Seu espaço disponibiliza aos usuários uma máquina específica de escrever em Braile e em Sorobã. São oferecidos Cursos de sistema Braille à comunidade . Esta sala tem 26 anos de existência e se apresenta como um diferencial nas Bibliotecas do Estado de Mato Grosso.