OFICINA DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS.

Na perspectiva de proporcionar o acesso á informação e a inclusão digital, a Secretaria de Estado de Cultura através da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça oferta a comunidade e seus usuários desde 2004 a oficina de Informática básica em parcerias com instituições publicas e privadas.

Em 2016, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça foi contemplada com o Projeto da Fundação Bill e Melina Gates com dez (10) computadores cedidos pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI).

Desta forma a Oficina de informática básica para jovens e adultos, usa a tecnologia para transformação social, empoderando a comunidade e estimulando o empreendedorismo, a educação e a cidadania.

Novas Parcerias.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça firma parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, Campus Octayde Jorge da Silva através do projeto MENIANS DIGITAIS. O Projeto MENINAS DIGITAIS, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil, que discute assuntos relacionados a questões de gênero, histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.

O programa Meninas Digitais surgiu em 2011, e conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que discutem forma de disseminar esta idéia no território nacional.

O projeto proposto é direcionado às alunas e alunos do ensino fundamental e médio, para que eles conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a motivá-los a seguir a carreira nessas áreas através do ensino da lógica de programação interativa e da robótica.