Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas

Autor: Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações - UCIP -
Fonte: http://snbp.culturadigital.br/acessibilidadeembibliotecas/
Ajustar tamanho do texto: +|-| Normal

Dez bibliotecas públicas brasileiras (veja a relação abaixo) foram selecionadas para, ao longo de um ano, receber qualificação profissional, melhorias no acervo, novos equipamentos, etc. Tudo para se tornarem referência em acessibilidade na área.

O projeto almeja ainda construir e disseminar conteúdos, referenciais, estratégias e instrumentos por toda a rede de bibliotecas públicas, indo, portanto, além do escopo das selecionadas. Estimulará a articulação e a troca de conhecimento e experiências entre bibliotecas no país.

Atuará também de forma transversal no estímulo aos programas, políticas e projetos de ampliação da leitura e valorização do livro no Brasil de forma acessível e inclusiva.

 

Identidade visual

O entendimento de que a acessibilidade pode melhorar ainda mais o trabalho das bibliotecas – reforçando seu papel de disseminadora cultural, de sociabilização e formação educacional – levou ao desenvolvimento da identidade visual Ba.

O "a" de acessibilidade assume o papel de potência do "B" de biblioteca, traçando um paralelo com a conhecida operação matemática. As letras estão inseridas em um quadrado aberto que sugere a importância da biblioteca como espaço de circulação e encontro entre todas as pessoas.

 

Ações desenvolvidas

A Mais Diferenças organização selecionada em edital público para executar o projeto, assinou o convênio com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) em 16 de abril, durante a Reatech 2014 (Feira Internacional de Reabilitação, Inclusão, Acessibilidade e Paradesporto).

Na 8ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Braille – Cultura, Educação e Inclusão (SENABRAILLE), realizado entre 28 e 30 de abril em São Paulo, ocorreu a primeira exposição pública do projeto. Na reunião estavam presentes coordenadores dos sistemas estaduais de bibliotecas de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Acre.

Na Teia Nacional da Diversidade, realizada entre 19 e 24 de maio em Natal (RN), o projeto foi apresentado no II Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural (ENAC) e no IV Seminário Nacional de Acessibilidade em Ambientes Culturais (SENAAC). Na ocasião, também foi divulgada a relação das bibliotecas selecionadas. Ainda durante a Teia, foi distribuído um cartão postal acessível com informações sobre o projeto. Acesse o link a seguir para conhecê-lo: http://snbp.culturadigital.br/acessibilidadeembibliotecas/cartao/#


Diagnóstico – Em julho e agosto, o SNBP e a Mais Diferenças realizaram uma série de visitas para traçar um diagnóstico da acessibilidade nas bibliotecas selecionadas. Foram realizadas dezenas de reuniões de trabalho com representantes das bibliotecas, dos sistemas estaduais e autoridades dos governos locais. Houve ainda a aplicação de questionários, levantamento de dados de acessibilidade, registros fotográficos, entrevistas, grupos focais, entre outras ações. O levantamento dos dados relativos a esta etapa acaba de se encerrar (29 de agosto).

Para saber mais sobre o diagnóstico clique aqui.


Comunicação

Todas as informações sobre o andamento do Projeto serão postadas aqui na página do Projeto. Fique de olho!

Acompanhe também a "fanpage" do "Acessibilidade em Bibliotecas Públicas" no Facebook: https://www.facebook.com/acessibilidadeembibliotecas


Bibliotecas selecionadas

Confira a relação das bibliotecas públicas beneficiadas diretamente neste Projeto, sendo duas para cada região do país.

1.    Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa (MG)

2.    Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (ES)

3.    Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim (MS)

4.    Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (MT)

5.    Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (SC)

6.    Biblioteca Pública do Estado do Paraná (PR)

7.    Biblioteca Pública Estadual do Amazonas (AM)

8.    Biblioteca Pública Estadual do Acre (AC)

9.    Biblioteca Pública Benedito Leite (MA)

10.  Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BA)

 

 

 

 

 

 

 

 

O conteúdo web selecionado não existe mais.

Exibição de documentos e mídia

Pastas
Pasta Número de pastas Número de documentos
Banners 0 6
Documentos 0 1
Imagens
Subpastas: Destaques Capa, icones Redes sociais
2 0
Imagens do site
texto teste
0 26
Noticias 0 7
Mostrando 5 resultados.
Documentos
Não existem documentos ou arquivos de mídia nesta pasta.
Nome Tamanho
Não existem documentos ou arquivos de mídia nesta pasta.
Mostrando 0 resultados.