Conheça nosso acervo digital

Autor: Comissão Técnica da Biblioteca
Fonte: Site Biblioteca Estadual
Ajustar tamanho do texto: +|-| Normal

Foi firmada, no final do ano de 2012, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, através da Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas (BPEEM), e a Casa Barão de Melgaço (IHGMT e AML), por sua Curadoria, para digitalização de textos (artigos e livros) de autores que escreveram sobre Mato Grosso.

Para operacionalização do processo de digitalização, a SEC/MT adquiriu um aparelho de Scanner Orbital Coopibook i2s, de fabricação francesa, um HD de 3 TERA, um computador de grande potência, assim como promoveu cursos de capacitação para os operadores da máquina.

A preservação das obras raras se dá pelo processo de Digitalização, que consiste no escaneamento de documentos textuais e/ou iconográficos para seu armazenamento em meio eletrônico digital.

Suas principais vantagens são:

• Possibilidade de realização de tratamento das imagens capturadas, melhorando sua visualização;
  • Manuseio da leitura usando programas universais e comuns a qualquer computador (Windows/PDF), com recursos de zoom e iluminação;
  • Portabilidade de consideráveis volumes de títulos por meios eletrônicos (envio por e-mails, cópias em  pen-drives, e congêneres);
  • Fácil reprodução do material digitalizado;
  • Busca amplificada por programa do sistema Google, que permite a localização por autor, título, ou qualquer palavra-chave contida no corpo texto, facilitando e agilizando a pesquisa.

Todas as obras disponíveis no site já se encontram em Domínio Público, e/ou tiveram seus direitos autorais cedidos pelos respectivos autores e/ou familiares.

O acervo digital de obras reúne, tanto títulos antigos, que remontam ao século XIX, a exemplo de Joaquim Galdino Pimentel, até contemporâneos, de autoria de Elizabeth Madureira Siqueira.

Esse trabalho, que se insere na era digital, visa tornar mais conhecida e acessível a produção sobre Mato Grosso, ao mesmo tempo em que torna mais democrático seu acesso e utilização. Todas as obras estão colocadas no site da Secretaria de Estado de Cultura/ Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, podendo ser acessada por um número infinito de pesquisadores, professores, estudantes e leitores.

O Projeto se reveste também de um caráter didático, visto que os professores poderão solicitar aos alunos a leitura desses autores, dispensando a ida dos mesmos às bibliotecas, uma vez que acessam os conteúdos via Internet.