Estevão de Mendonça: Maior Biblioteca do Estado de MT

Ajustar tamanho do texto: +|-| Normal

A Biblioteca Pública Estadual foi criada em 26 de março de 1912, no governo do presidente Joaquim Augusto da Costa Marques. Leva o nome do notável escritor e historiador, e também primeiro diretor da instituição, Estevão de Mendonça.

MISSÃO

I - Reunir e preservar o patrimônio literário e cultural, a memória do Estado e apoiar o ensino, oportunizando o acesso ao livro e a leitura;
II – Fornecer acesso à informação para a Comunidade;
III – Incentivar o hábito da leitura e da pesquisa;
IV – Desempenhar as funções socioculturais, oportunizando o acesso à inclusão Digital e o contato com o universo do conhecimento;
V – Interiorizar a política de apoio técnico e qualificação profissional às Bibliotecas Municipais;
VI – Promover intercâmbio de publicações;
VII – Expor e divulgar as novas aquisições;
VIII – Integrar-se com outras bibliotecas, proporcionando intercâmbio cultural, Recreativo e informacional.

Além do seu acervo de aproximadamente 90 mil livros distribuídos em acervos didáticos, de literatura regional e outros, a Biblioteca possui duas amplas salas de leitura, um telecentro com o seu programa de inclusão digital, uma videoteca, auditório com 44 lugares, uma sala de obras raras, de Mato Grosso, de braile, infanto-juvenil e literatura.
O Governo do Estado em parceria com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) restaurou o Palácio da Instrução, tornando o local um genuíno Centro de Difusão Cultural, ponto de encontro de estudantes, intelectuais, pesquisadores e curiosos, ampliando significativamente seu público alvo.

Sendo a maior Biblioteca Pública do Estado, ela é o órgão central do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que coordena todas as outras bibliotecas públicas municipais do Estado.

Visite-a

Localizada no Palácio da Instrução - a Rua Antonio Maria nº 151 em frente a Praça da República, Centro – Cuiabá-MT. Cep 78.005-440
Telefones: 65 – 3613-9233 / 9235 / 9240
E-mail: bibliotecaestadual@cultura.mt.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h.