Pular para o conteúdo

PROCESSAMENTO TÉCNICO

 

Consiste em processar tecnicamente as coleções, seguindo as orientações dos códigos de classificação, catalogação e regras biblioteconômicas, realizando análise temática (classificação e indexação) e análise descritiva (catalogação) de cada unidade documental adquirida e/ou recebida pela biblioteca. É no processamento técnico que acontece o registro, catalogação, classificação e indexação dos livros e a distribuição nos respectivos acervos, bem como auxiliamos nos processos de compra, permuta e recebimento de doação de livros, selecionando-os de acordo com as necessidades de leitura dos usuários, além de manter a alimentação da base de dados bibliográficos.

 

Informatização do Acervo

Em 2012, iniciou-se o processo de informatização do acervo da BPEEM, com o objetivo de democratizar o acesso à informação através da busca pelo acervo de forma online, o que resulta na eficiência dos serviços e na precisão da recuperação da informação por meio de catálogo virtual. Em 2017, o processamento técnico foi padronizado com a finalidade de facilitar a realização das diferentes atividades e agilizar a conferência das mesmas.

A classificação por assunto é realizada de acordo com a tabela internacional CDU (Classificação Decimal Universal), publicada pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação e Ciência e Tecnologia) no Brasil e a classificação por autor é realizada conforme a tabela de notação de autor Cutter-Sanborn. Já a catalogação bibliográfica é realizada em conformidade com o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano), bem como com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os quais padronizam as descrições bibliográficas no sistema PHL.

Atualmente, a Biblioteca conta com aproximadamente 35 mil volumes cadastrados na base de dados PHL-Elysio, que pode ser consultada pelo endereço eletrônico http://www.bpc.phlnet.com.br.