Portal Transparência

Notícias

Entrar

Voltar Fórum busca fortalecer Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas


07 de Junho de 2018 às 14:13


Divulgação
A | A

Termina nesta quinta-feira, 07.06, o II Fórum  Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso cujo objetivo foi debater as políticas voltadas à sustentabilidade de bibliotecas no Estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT), ocorreu em Cuiabá, de 05 a 07 de junho, no Cine Teatro.

Contando com a participação de representantes de diversos municípios mato-grossenses, o evento trouxe muitas contribuições para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.  A coordenadora da Biblioteca Estevão de Mendonça, que também é coordenadora do Sistema de Bibliotecas de Mato Grosso, Waldinéia Ribeiro de Almeida, falou sobre a importância da realização do Fórum, valorizando o comparecimento dos municípios que reconhecem a necessidade de entenderem as políticas públicas que dão sustento às bibliotecas. “Realizamos a segunda edição do Fórum para trazer a discussão da ressignificação desses espaços das bibliotecas. Os participantes conheceram as necessidades e possibilidades dos equipamentos dos quais fazem a gestão, fortalecendo assim todo o Sistema de Bibliotecas Públicas”, garantiu  Waldinéia.

Dentre as ações para ampliação e fortalecimento de bibliotecas públicas, destacou-se, durante a realização do Fórum, a eleição do Grupo de Trabalho da Cadeia Produtiva do Livro. O GT  será o responsável por validar o Plano Estadual de Livro e Leitura (PELL/MT). Segundo Waldinéia Almeida, “o plano estadual começou a ser elaborado em conjunto pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação, e agora, com esse Grupo de Trabalho, será finalizado e validado para encaminhamento ao poder legislativo a fim de que se torne de fato uma lei, atendendo aos anseios da comunidade e da cadeia do livro”.

Uma das especialistas convidadas para o evento, a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Renata Silveira da Costa, ressaltou a necessidade dos Estados  ajudarem a movimentar a elaboração dos planos municipais, tendo em vista as complexidades de uma atuação efetiva em todo o país. “Agradecemos ao Estado, à Secretaria de Estado de Cultura por essa iniciativa, por já começar a fomentar a elaboração dos planos municipais do Livro e Leitura em paralelo à finalização de seu próprio plano estadual”, expressou Renata Costa.

Plano de Livro e Leitura

O Plano é uma política pública, de natureza abrangente, que vai nortear, programas, projetos e ações continuadas nos entes federativos visando assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia.


MTI_TESTE

Redmine

Redmine

Secretarias

Sites Extra Confs

topic